Conheça nossos Palestrantes Internacionais

Clint Ober 🇺🇸

CEO da Earth FX Inc., uma empresa de pesquisa e desenvolvimento com sede em Palm Springs, Califórnia. Ele aprendeu pela primeira vez a aterrar ao instalar sistemas de TV a cabo em Billings, Montana no início da década de 1960. Uma década depois, ele formou a Telecrafter Corporation e construiu-a no maior fornecedor de serviços de instalação de cabos nos Estados Unidos.

Após um desafio de saúde em 1995, ele se aposentou e embarcou em um pessoal jornada em busca de um propósito maior na vida. Durante suas viagens, ele notou pessoas vestindo plástico e sapatos sólidos de borracha que isolam o corpo da terra. Ele se perguntou se não ser mais naturalmente de castigo poderia nos afetar. A pergunta levou a um experimento que sugeriu aterramento sozinho reduzido dor crônica e sono melhorado. Depois ele desenvolveu uma hipótese de trabalho: a Terra aterrando o corpo humano normaliza o funcionamento de todos os sistemas corporais (Corolário: O corpo utiliza a terra potencial elétrico e elétrons livres para manter sua estabilidade elétrica interna para o normal funcionamento de todos os sistemas de auto-regulação e auto-recuperação). Nos últimos vinte anos, ele apoiou uma série de estudos de pesquisa (Earthing Institute) que demonstram coletivamente que aterramento sozinho reduz a inflamação e promove o funcionamento normal de todos os sistemas corporais.

Isabella Bower 🇦🇺

Arquiteta, Keynote speaker na ANFA Conference 2020 e também docente da Formação Continuada da NEUROARQ Academy.

Doutoranda na Faculdade de Ciências, Engenharia e Ambiente Construído da Deakin University (Austrália), onde está cruzando sua formação em arquitetura com teorias e técnicas da psicologia e neurociência para entender como o design de ambientes construídos afeta a emoção.
Em reconhecimento ao seu mérito acadêmico, Isabella recebeu a bolsa inaugural John Paul Eberhard Fellowship da Academy of Neuroscience for Architecture (ANFA). Ela também foi eleita Presidente da rede de Pesquisa do Cérebro de 2019 (SOBR), que conecta alunos de nível honorário e de doutorado em pesquisa do cérebro de todas as instituições, faculdades, escolas e laboratórios em Victoria, Austrália.
Isabella participará do NEUROARQ DAY 2021, no dia da Responsabilidade, com o talk: "A importância de pesquisas para um design responsável"

Jesus Zaton 🇪🇸

Escritor e artista plástico. Autor do livro "Geometria Sagrada: Bases Naturais, Científicas e Pitagóricas"

Licenciado em artes plásticas, professor de arte, já realizou inúmeras exposições e publicou vários livros sobre temas artísticos.

Atualmente faz parte do grupo de pesquisa CER-Centro de Estudios Rosacruz, patrocinado pela Fundación Rosacruz.

Kris Mun 🇺🇸



É atualmente Estrategista de Design e Desenvolvimento como membro do Conselho Consultivo da ANFA, a Academy of Neuroscience for Architecture, do Salk Institute.

Ela foi chefe do programa de Neuroscience for Architecture Certificate na NewSchool of Architecture & Design em San Diego.

Kris Mun é arquiteta registrado na Holanda e atualmente mora em San Francisco.

Desde o início de sua carreira, ela se interessou pela pesquisa em "Arquitetura Empática - Arquitetura que Sente" com profundo interesse em sustentabilidade social e tópicos que residem na cibernética, teoria da complexidade, inteligência artificial e sistemas adaptativos sensoriais que conectam os seres humanos de novas maneiras no século 21.

Por mais de duas décadas, o Kris Mun ensinou arquitetura internacionalmente, incluindo University of Southern California (CA), University of Minnesota (MN), Architectural Association (UK), University of Brighton (UK), DIA-Bauhaus (Alemanha), Pratt Institute (NY) e expôs trabalhos internacionalmente, incluindo a Bienal de Veneza e a Bienal de Arquitetura de Pequim. Ela recebeu seu PhD na Architectural Association em Londres e Mestre em Arquitetura pela Cranbrook Academy of Art.

Kris esteve presente, como palestrante, na edição anterior do NEUROARQ Day 2020 e neste ano, estará novamente conosco abordando o tema "Repensando os padrões arquitetônicos por uma perspectiva neurocientífica".

Sarah Goldhagen 🇺🇸



Renomada autora e crítica de arquitetura


É a autora de O modernismo situado (2001), de Louis Kahn , e de Welcome to Your World: How the Built Environment Shapes Our Lives (2017), publicado pelo Salk Institute's Terrence, estabelecendo bases para neurociência cognitiva na arquitetura.

Sua palestra em nossa Conferência terá o tema: "Em busca de uma arquitetura mais humana", e irá ao ar no dia 21/10 - dia especial dedicado a temas relacionados a nossa Responsabilidade Profissional.



Shea Trahan 🇺🇸



Shea Tharan é formado em arquitetura pela Tulane University e pela University of Louisiana em Lafayette, juntamente com uma certificação no campo da Neurociência para Arquitetura pela NewSchool of Architecture and Design.

O trabalho de Shea foi apresentado internacionalmente e foi incluído em publicações e conferências, incluindo a TEDx Vermilion Street, Architect Magazine , ArchDaily , o Museu de Arte de Nova Orleans, a Academia de Neurociência da Arquitetura e a criação de espaços sensoriais: a arquitetura do invisível.

No NEUROARQ® DAY deste ano, Shea participará com o talk "Intervenção sonora e acústica para um ambiente de bem-estar".






Tye Farrow 🇨🇦



Tye Farrow ganhou reconhecimento internacional por projetar lugares que aumentam nossa capacidade de prosperar - culturalmente, economicamente, mentalmente e fisicamente.

Ele iniciou um movimento global “Cause Health” com o objetivo de incentivar o olhar para o design como base para a saúde, que se estende além da sustentabilidade ambiental e da saúde física para abranger a saúde da nossa mente, conectando com o tema da neurociência aplicada à arquitetura.


Os projetos de Tye na América do Norte, Ásia, África e Oriente Médio demonstram liderança nessa busca visionária.

Ele foi convidado a apresentar suas ideias em instituições importantes, incluindo a Mayo Clinic e a Cleveland Clinic, bem como em locais de Helsinque a Houston.

Seu portfólio inclui vários prêmios internacionais por projetar algumas das instalações tecnicamente mais avançadas do mundo.

O Congresso Mundial de Design e Saúde, com sede em Estocolmo, o identificou como um líder global que está fazendo "uma contribuição significativa para a saúde e a humanidade por meio da arquitetura e do design".
A Hospitality Design Magazine considerou Farrow globalmente um dos “dezenove visionários do bem-estar que estão mudando o que significa fazer o bem”.

Tye Farrow é bacharel em arquitetura pela University of Toronto e tem mestrado em arquitetura em design urbano pela Harvard University.

Tye participará do NEUROARQ DAY 2021 com o talk: "Construindo Saúde"

Upali Nanda 🇺🇸



A Dra. Upali Nanda é diretora e diretora de pesquisa da HKS, uma empresa global de arquitetura, onde é responsável por liderar e implementar projetos de pesquisa em todo o mundo.

Ela também leciona como Professora Associada de Prática na Taubman College de Arquitetura e Planejamento Urbano e atua como Diretora Executiva do Centro sem fins lucrativos para Pesquisa e Educação em Design Avançado.

Seu trabalho de doutorado em “Sensthetics” foi publicado como um livro disponível na Amazon.com. Ela publicou extensivamente em revistas especializadas e na mídia principal e ganhou prêmios por sua pesquisa do European Health Design, Interior Design Journal e EDRA CORE.

Em 2015, a Dra. Nanda foi reconhecida como uma das 10 pessoas mais influentes em Design de Saúde pela Healthcare Design Magazine. Mais recentemente, ela foi homenageada pela Architectural Record com o 2018 Women in Architecture Innovator Award.

Sua palestra em nossa conferencia terá o tema: Sensthetics e saúde cerebral: uma abordagem de neuroarquitetura para o nosso bem estar através do design

Conheça nossos Palestrantes Nacionais

Team 1

Denise Tiemi

Médica da Saúde Populacional do Einstein responsável pela Medicina Integrativa nas áreas de Promoção da Saúde, bem-estar e saúde mental.

Team 2

Gabi Sartori

Arquiteta e Fundadora da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura.

Certificada em Neuroscience and Architecture, Design and Urbanism (Newschool, EUA). Arquiteta e urbanista, graduada também em comunicação social, pós-graduanda em arquitetura comercial pelo Senac.

Team 3

Henrique Rego

Geriatra pelo Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, usa a música como ferramenta de cuidado.

Team 1

Juliana Neves

Sócia e Arquiteta Titular Kube Arquitetura. Autora do livro "Arquitetura Sensorial"

Team 2

Marco Aurélio

Psicoterapeuta especialista em Ecopsicologia, Gestalt e Jung em diálogo sobre sustentabilidade

Team 3

Pedro Ivo

Publicitário, músico, empreendedor e autor do livro “Empresas Espiritualizadas”.

Team 1

Priscilla Bencke

Certificada em Neuroscience and Architecture, Design and Urbanism (Newschool, EUA). Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho (Gepr. ArbeitsplatzExpertin/ Gepr. BüroEinrichterin), Consultora internacional de Quali dade em Escritórios (Quality Office Consultant) e fundadora do NEUROARQ® Academy.

Team 2

Rapha Preto

Designer, artista plástico e empreendedor, autor de projetos de design de produtos e obras de arte exclusivas.

Team 3

Roberta Borguetti

Doutora e Mestre em Psicologia. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA).

Team 3

Thania Rossi

Neurocirurgiã funcional, Médica da Dor, Medicina Interagragiva e Canábica, Preceptora de neurocirurgia funcional, pós-graduanda em nutrologia, prescritor de Canabis medicinal com mais de 100 pacientes.
Coordenadora do serviço de dor crônica da Amil de São Paulo e Dor Aguda Hospital da Luz.
Neurocirurgiã do Hospital do Mandaqui, Santa Paula, Samaritano, Beneficiência Portugues, Hospital Sírio Libanes, Hospital da Luz... Médica e proprietária da clínica RESIDENCIAL VIDA. Professora e Mentora do BrainPain. Professora e Mentora da University My Brain University.

Team 3

Toni Beckes

Paisagista, palestrante e autor do livro "Neuropaisagismo", com mais de 20 anos de experiência em paisagismo ecológico.

Convidados Mesas Redondas, Talks e Workshops

Adriana Vazzoler-Medonça

Psicóloga, Neuroterapeuta, Arquiteta e Urbanista, atua em Diversidade, Inclusão, Acessibilidade e Direitos Humanos.
Resolving the issue with synchronization in old version

Alessandra Araújo

Fundadora da bio-inspirations. Designer de inovação inspirada na natureza. Facilitadora de processos criativos com Biomimicry Thinking para diversas escolas como: Echos Laboratório de Inovação, Escola de Botânica, AA Amazon Visiting School e Schumacher College – UK e consultoria empresarial para inovação e criatividade através da biomimética e processos de co-criação.
Resolving the issue with synchronization in old version

Alexandre Sebold

Fundαdor e Dıretor dα Rάdıo Arquitetura

Amanda Siqueira

Arquiteta e Urbanista pela Faculdade Alcântara Machado, arquiteta senior no Itaú Unibanco, MBA em Gestão Empresrial pela FGV e aluna da Formação continuada da Neuro arq Academy com ênfase em ambientes corporativos

Ana Paula Coelho

Arquiteta especialista em Design de Interiores. Coordenadora e docente do curso de pós-graduação de Design de Interiores do SENACTito

Andréa de Paiva

Arquiteta e Urbanista, Master of Arts em Arquitetura pela Middlesex University (Londres) - neurociência aplicada à arquitetura, formada em Teatro, Personal Coaching pela The Coaching Academy de Londres e Design Thinking pelo Massachusetts Institute of Technology de Boston. Consultora, professora de Neuroarquitetura, Soft Skills e Design Thinking, cordenadora-adjunta e co-criadora do curso Neurobusiness na FGV-IDE. Professora do curso Neurociência para Ambientes e Criação na FAAP. Co-autora do livro Triuno: Neurobusiness e Qualidade de Vida

Resolving the issue with synchronization in old version

Andrea Macruz

Mestre em Arquitetura Biodigital, desenvolvendo projetos de design baseados em conceitos naturais, geométricos e paramétricos.



Antonio Mantovani Neto

Arquiteto Urbanista pela PUC-PR e Administrador de Empresas pela FGV-SP. Está a frente da Pitá Arquitetura, escritório com 23 anos de atuação principalmente em espaços Corporativos.

Antonio Soukef

Arquiteto, professor e pesquisador do patrimônio cultural. Autor de livros sobre o tema como Avenida Paulista, a síntese da metrópole e Sorocabana, uma saga ferroviária.

Cinara Soares

Psicóloga com especialização em teoria psicanalítica e neuropsicologia. Tem formação em biofeedback e neurofeedback por Itallis Com. e TLC Inc. Em mentoria para certificação pela Biofeedback Certification International Alliance (BCIA). Fundadora e atual presidente da Associação Brasileira de Biofeedback (ABBIO) e diretora do Instituto Neurofeedback, em Porto Alegre (RS)

Cristhian Nascimento

Arquiteto, especialista em iluminação e acústica, atuo como líder de projetos da Audium e, como professor de pós-graduação, contribuo para a formação de projetistas na área de iluminação. Como facilitador e palestrante no TEDx, entrevistas concedidas às maiores emissoras de comunicação como TV Aratu, TV Bahia e TV Novo Tempo, ajudo pessoas comuns a entenderem o impacto da iluminação na qualidade de vida e capacito profissionais a promoverem a adequação ambiental através da Iluminação e Acústica.

Danni Couto

Co-fundadora do escritório de arte Galeria Paulista, Danni Couto é designer multidisciplinar, artista gráfica, consultora cromática, professora e produtora de conteúdo sobre CORES . Atua com criação há 25 anos, já tendo transitado pelo design gráfico, visual merchandising, cenografia, live MKT, retail design e projetos de interiores comerciais e residenciais. Traz em seu portfólio cases desenvolvidos para grandes marcas como AMBEV, Danone, Lacta, Grupo SONAE, Johnson&Johnson, Sherwin-Williams, Gerdau, Pepsico e Hyundai.

Débora Velazquez

Arquiteta especialista em Construções Sustentabeis

Dirson Stein

Biologo e Neurocientista

Felipe Paim

Especialista em Conforto Ambiental e Sustentabilidade na Arquitetura e no Urbanismo pela UNIME (2017). Especialista em Engenharia Acústica dos Edifícios e Ambiental pela FDTE/USP, em parceria com a ProAcústica e IST de Lisboa (2012). Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal da Bahia (2011) com período de intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal. Consultor de projetos de acústica arquitetônica e desempenho térmico na AUDIUM. Facilitador dos cursos do AUDIUM Propaga. Professor de Conforto Ambiental, Térmico, Acústico e Lumínico do curso de Arquitetura e Urbanismo da CSAL. Docente nos cursos de pós-graduação da UNIGRAD, CEPEXMT e UCSAL. Conselheiro Fiscal da SOBRAC.

Inês Viana 🇵🇹

Arquiteta especialista em espaços saudáveis, mentora e organizadora de grupos de estudo na área.

Isabela Schreiber

Mestre em Arquitetura e Sustentabilidade pela UNISINOS; Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho (Gepr. ArbeitsplatzExpertin/ Gepr. BüroEinrichterin), Alemanha; Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS ; Docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIFTEC; Responsável pela Duo Arquitetura e Design; Arquiteta consultor do SEBRAE.

Joseana Withers

Fisioterapeuta, Doutoranda em Tecnologia em Saúde - PUCPR. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná, especialista em Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), especialista em fisioterapia respiratória (PUC-PR), instrutora do Método Pilates capacitada pela Polestar Pilates Internacional. Idealizou a dança como novo recurso na reabilitação para crianças e adolescentes com desordens neurológicas. Desenvolveu voluntariado desde 2007 em projetos sociais para execução de pesquisas, aplicação, desenvolvimento e aprimoramento técnico-científico do Método Withers de Neurorreabilitação. Vice-coordenadora do projeto “Dança e Movimento” do Programa de Extensão “Semeando Inclusão Social” – UFPR. Fundadora do Instituto Guerreiros de ArteReabilitação desde 2012. Coreógrafa e diretora da Companhia de Dança Guerreiros.

Juliana Jaboinski

Especialista em neurobiologia da Dependência Química (FURG). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com ênfase em Neurociência das funções cognitivas superiores, membro do LPNeC . Atua como psicóloga clínica na abordagem cognitiva comportamental e na docência em Psicologia com experiência em gestão acadêmica (coordenação).

Karina Lozano 🇲🇽

Está envolvida em arquitetura e bem-estar há 20 anos. Acredita no poder do lugar e do design para criar o resultado desejado nos aspectos das organizações e das relações humanas. Ela trabalha como consultora com seu próprio método para avaliar, projetar ou melhorar qualquer espaço construído, usando Neuroarquitetura, Psicologia Ambiental e Magnetismo. Sua prática é fortemente baseada em pesquisas. Com o objetivo de obter o melhor do conhecimento oriental e ocidental, ela é certificada em Neurociência para Arquitetura, Design e Urbanismo na Newschool EUA e é uma das poucas não-asiáticas certificadas em Design Bioenergético para Arquitetura com o falecido grão-mestre Yap Cheng Hai da Malasia.

Leonardo Faria

Neurocirurgião HC/UFU, CEO da Neurocirurgiões do Triângulo e da My Brain University. Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), especialista em Neurociências e Comportamento pela PUC/RS, fundador do Meu Cérebro.

Letícia Werhmann

Sócia proprietária da Wehrmann Consultoria Olfativa, perfumista com mais de 20 anos de experiência no mercado. Farmacêutica industrial, com especialização em marketing e mestrado em Biotecnologia Farmacêutica.

Lorí Crízel

Lorí Crízel é autor do livro “Neuroarquitetura, Neurodesign e Neuroiluminação: Neuroarquitetura e Teoria de Einfühlung como proposição para Práticas Projetuais” | Membro da Academy of Neuroscience for Architecture – ANFA | Autor de trabalho participante da Conferência Mundial da ANFA | Idealizador do selo Neuroarquitetura: Neuroarquitetura, Neurodesign e Neuroiluminação | Coordenador de Treinamentos de Imersão em práticas projetuais de neuroarquitetura | Especialista em Neurociências e Comportamento Humano – PUC/RS.

Mailton Vasconcellos

Pós-Doutor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e colaborador do Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2018- 2021). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), Mestre (2014) e Doutor (2018) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao longo de sua trajetória acadêmica, o pesquisador tem buscado compreender as interações entre regiões discretas do cérebro, juntamente aos processos cognitivos e psicológicos que possam influenciar o comportamento e os estados emocionais, desde os modelos animais até os seres humanos. Um de seus maiores interesses tem sido relacionar conhecimentos a respeito do comportamento emocional com a Neurociência e à aplicação direta destes conhecimentos. Alinhado a este ponto, o pesquisador é comprometido com a divulgação de ciência e a facilitação do aprendizado sobre cérebro, comportamento e neurociências.

Marcelo Henrique

Pesquisador Colaborador do Laboratório de Pesquisa Sujeito e Corpo (SuCor) do Instituto de Psicologia da USP, vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq: Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Psicossomática. Professor de Neurociências e Comportamento e Neurociências e Arte no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Sorocaba. Pós-Graduando em Neurociências pelo Hospital das Clínicas de São Paulo - EEP/HCFMUSP. Graduando em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu.

Mariah Klusener

Pós graduanda em Neurociências e Comportamento pela PUCRS. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis;Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho (Gepr.ArbeitsplatzExpertin). MBA em Administração para Construção Civil pela FGV EAESP;MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV EAESP e UCI (UniversityofCaliforniaatIrvine);Educação Executiva em Gerenciamento de Projetos pela George WashingtonUniversity;Certificada Project Management Professional (PMP) pelo PMI.É arquiteta sênior na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), responsável por projetos e reformas em todo o Campus, espaços educacionais, espaços de saúde, de trabalho administrativo e de pesquisas.

Marina Varante

Arquiteta e Urbanista pela PUCRS, pós graduanda do Master em Neuroarquitetura pela IPOG. Especialista em projeto executivo, com 9 anos de experiência em mercado imobiliário, atualmente Sócia de Serviço da Roseli Melnick arquitetura, lidera operação da Varante arquitetos em SC e participante do GT ASBEA-RS de Sustentabilidade e Inovação.

Melissa Oliveira

Biomédica, com habilitação em Análises Clínicas e Psicobiologia, integra o Laboratório de Cronobiologia e Sono do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Pablo Redondo 🇨🇱

Arquiteto pela Pontificia Universidad Católica de Valparaíso e Mestre em Inovação pela Universidad Adolfo Ibáñez. Pablo é o fundador do estúdio de Arquitetura OARQUITECTOS e fundador do Instituto de NeuroArquitetura e Design do Chile (NAD). Membro do ANFA Center for Education e representante da ANFA (Academy of Neuroscience for Architecture, San Diego, CA) na América Latina, juntamente com Karina Lozano e Luis Othon. Professor da carreira de Design da Universidad del Desarrollo e professor do curso de formação continuada "Neuroarquitetura aplicada a espaços interiores" da mesma Universidade.

Paula Zampiva

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Possui Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Linha de Pesquisa em Sustentabilidade, pela UNISINOS. MBA em Construções Sustentáveis e Especialização em Arquitetura Hospitalar. Professora em diversos cursos de Especialização ministrando disciplinas com os temas de Sustentabilidade e Ambientes de Saúde. Experiência de mais de 10 anos como coordenadora de projetos atuando especificamente na área da saúde, com ênfase em Arquitetura Sustentável.

Raquel de Pompei

Arquiteta e Urbanista (2010, Unifil, PR), especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada (2020, Instituto Presbiteriano Mackenzie, SP) e certificada em Neuroscience and Architecture, Design and Urbanism (2017, NewSchool, EUA) com experiência em diversas áreas de projeto de arquitetura como restauro, centros culturais e arquitetura industrial. Com o olhar voltado às artes, ao artesanato e ao design, o foco atual do seu trabalho é em projetos de arquitetura que priorizem a saúde e o bem-estar dos indivíduos, agregando pesquisas nas áreas de psicologia e neurociência que contribuam no entendimento da interação do ser humano com o ambiente construído.